20 e 21 de Setembro de 2018.
Biblioteca Central Campus UFV - Viçosa MG

NORMAS PARA ELABORAÇÃO E SUBMISSÃO DO RESUMO EXPANDIDO para o IX Simpósio Brasileiro de Agropecuária Sustentável 

Chamada de Resumos Expandidos até até às 23:59 horas, do dia 30 de junho de 2018.

 

OBSERVAÇÃO: O resumo deve estar dentro das normas abaixo. Para ser avaliado um autor do trabalho deve estar inscrito no evento. É obrigatório que um dos autores do trabalho esteja inscrito no evento para publicação nos anais. Lembrando que cada autor pode submeter no máximo 3 trabalhos por inscrição. Será emitido somente um certificado por trabalho, contendo o nome deste e de seus autores. 

Os trabalhos podem ser submetidos para publicação nas áreas de Aquicultura; Agricultura Familiar; Agroecologia; Educação do Campo; Ciência, Tecnologia e Inovação; Associativismo, Economia Solidária e Cooperativismo; Economia; Entomologia; Ensino e Extensão; Fitopatologia; Floresta; Forragicultura; Meio Ambiente; Mudanças Climáticas; Políticas Públicas; Produção Animal; Produção Vegetal; Recursos Naturais; Solos; Urbanização, com ênfase na sustentabilidade atual e futura.

O formato de trabalhos aceitos será o Resumo Expandido.

a) Elabore seu resumo expandido no Word, em página A4, fonte Times New Roman 12.

b) Assegure-se que o documento completo, com inserção de figuras, imagens, fórmulas, ilustrações, gráficos ou tabelas, se for o caso, não ultrapasse 4 (quatro) páginas (mesmo não tendo alcançado o limite máximo de caracteres).Os trabalhos deverão apresentar rigor teórico-metodológico e atender as normas abaixo: A) Possuir de 8 mil a 21 mil caracteres e, no máximo, 4 (quatro) páginas.

c) Ser digitado em página formato A4 (210 x 297mm), com margens superior e esquerda de 3cm e inferior e direita com 2cm; fonte times, tamanho 12, com espaçamento simples, com uma linha entre parágrafos sem recuo. Veja o modelo no final desta norma;

d) Resumos com tabelas, gráficos, fotos, imagens de qualquer gênero ou de fórmulas matemáticas e químicas deverão inserir no formato de imagem, extensão do arquivo .jpg ou .jpeg, tamanho máximo de cada arquivo de 5Mb;

e) Para facilitar o processo de inscrição, o texto deverá ser previamente digitado em word, contendo: 1. Título e referência do título Exemplos de referência: - Pesquisa Institucional desenvolvida no Departamento XXX, pertencente ao Grupo de Pesquisa yyy; - Monografia de Conclusão do Curso de Graduação em Zzzzz; - Projeto de Extensão; - Projeto de Iniciação Científica. 2. Autores e referência de cada autor. Serão aceitos no máximo 6 (seis) Autores. Exemplos de referências que identificam o autor: - Professor Orientador, Mestre em Desenvolvimento, Curso de Comunicação Social, e-mail; - Professor Doutor do Departamento de Estudos da Administração, Orientador, usuario@provedor.com.br; - Aluno do Curso de Mestrado em Desenvolvimento da UNIJUÍ, bolsista CAPES, usuario@provedor.com.br; - Aluno do Curso de Graduação em Direito da UNIJUÍ, bolsista PIBEX/UNIJUÍ, usuario@provedor.com.br; - Aluna do Curso de Mestrado em Educação nas Ciências da UNIJUÍ, usuario@provedor.com.br.

CORPO DO RESUMO  

Resumo: Este texto descreve o estilo e normas a serem usados na confecção de resumos de artigos para publicação nos anais do simpósio, em texto Word. Resumo e Abstract devem conter, no máximo, 1.500 caracteres (incluindo espaços). Redigir o resumo e abstract de forma direta e, preferencialmente, no pretérito perfeito. a) Devem ser informativos, com cerca de 1/3 do texto referindo-se a introdução, material e métodos e os 2/3 restantes a resultados e conclusões, sem equações, citação bibliográfica ou abreviação não definida. É importante apresentar os resultados principais, nomear toda técnica nova, incluir conceitos novos, conclusões e/ou recomendações práticas, caso pertinente. O texto deve ser justificado, começando por Resumo: seguido de dois pontos, iniciado junto à margem esquerda. Deixar uma linha em branco após o resumo (Abstract).

Palavras–chave: Registrar até seis palavras-chave. Devem ser apresentadas em ordem alfabética, separadas por vírgulas, após o Resumo. Digitá-las em letras minúsculas, com alinhamento justificado. Não devem conter ponto final.

Instructions for elaborating expanded abstract for the IX Brazilian Symposium of Sustainable Agriculture1

Abstract: This text describes the instructions and style to be used in papers for publication in the Symposium proceedings. The abstract should not have more than 1.500 characters, and must be in the first page of the paper.

Keywords: Register up to six keywords, in alphabet order, separated by comma, after the abstract, regular letters, without end point.

1. Introdução – deve ser breve e justificar o problema estudado de forma clara, utilizando-se revisão de literatura. O último parágrafo deve conter os objetivos do trabalho realizado.

2. Material e Métodos – deve ser concisa, mas suficientemente clara, de modo que o leitor entenda e possa reproduzir os procedimentos utilizados. Deve conter as referências da metodologia de estudo e/ou análises laboratoriais empregadas e contemplar as exigências dos preceitos éticos do estudo.

3. Resultados e Discussão – deve conter os dados obtidos e deve estar baseada e comparada com a literatura utilizada no trabalho de pesquisa, indicando sua relevância, vantagens e possíveis limitações. Serão aceitos resumos com tabelas, gráficos, fotos.(Aqui deve se concentrar a maior parte do texto)

4. Conclusões – deverá ser elaborada com o verbo no presente do indicativo, em frases curtas, sem comentários adicionais e com base nos objetivos e resultados do Resumo Expandido. 

5. Agradecimentos – Item opcional destinado a informar agências financiadores, instituições apoiadoras e colaboradores.

7. Literatura citada – deverá ser listada apenas a bibliografia citada no texto, em ordem alfabética e de acordo com as normas da ABNT.

ATENÇÃO: Figuras, imagens, gráficos ou tabelas devem ser salvos em arquivos individuais para serem inseridos no sistema. As únicas extensões de arquivos aceitas são .jpg e .jpeg. O tamanho máximo de cada arquivo é de 5Mb. 

O sistema unirá as informações estas  informações e serão utilizadas para a geração dos certificados. Caso seja necessária a emissão de novo certificado em razão de erros de digitação e/ou preenchimento, será cobrada uma taxa adicional. No caso de estudantes, cabe ao professor-orientador revisar o texto a ser inscrito no evento. Os resumos aceitos integrarão os Anais do Evento e serão publicados exatamente como forem enviados, sem qualquer modificação ou correção, pois os arquivos serão gerados em PDF.

OBSERVAÇÃO:

Trabalhos submetidos após a data não serão avaliados. A divulgação da lista de trabalhos aprovados será divulgada no site.

Dúvidas: encaminhe e-mail para coordenacao@simbras-as.com.br, o assunto “dúvida sobre trabalho”.

 VEJA O MODELO DE RESUMO NO WORD, CLICANDO AQUI.

Preencha os dados e Envie no site em enviar arquivo:

Arquivo: Anexar um arquivo e enviar *Tamanho máximo 25MB.

OBS. Lembrando que deve ser enviado um arquivo por vez. Não pode ser anexado mais de um arquivo ao mesmo tempo.  

Encontre-nos no facebook

Onde Estamos »

Seu navegador está desatualizado.
Clique aqui e faça o download de um novo browser para poder ter acesso ao site.