INSTRUÇÕES AOS AUTORES PARA ELABORAÇÃO DOS TRABALHOS EM FORMATO DE RESUMO EXPANDIDO E REVISÃO DE LITERATURA.
=> MODELO PARA RESUMO EXPANDIDO <=
=> MODELO PARA REVISÃO DE LITERATURA <=
O/A autor/a principal para correspondência deve estar inscrito/a no evento para submissão dos Resumos Expandidos ou Revisão de literatura.
Cada participante inscrito poderá enviar até três (3) resumos expandidos. É obrigatório informar o e-mail (aluno/a e orientador/a), professor/a orientador/a, curso e/ou área que o trabalho se insere.
Os resumos devem obrigatoriamente abordar assuntos relativos a sustentabilidade como: Administração e parcerias; Agricultura familiar; Agricultura sustentável; Agroenergia; Agroecologia; Aquicultura; Associativismo, cooperativismo e economia solidária; Bem–estar animal; Consumo e produção responsável; Ciência, tecnologia e inovação; Economia; Educação; Ensino e extensão; Entomologia; Fitopatologia; Floresta; Forragicultura; Mudanças Climáticas; Meio ambiente; Políticas públicas; Produção animal; Produção vegetal; Recursos naturais; Segurança Alimentar e Nutricional; Solos e urbanização.
Os resumos devem ser baseados em trabalhos de pesquisa ou extensão originais não previamente publicados ou aceitos para publicação, apresentando delineamento experimental e interpretação de dados adequados aos modelos utilizados.
Os trabalhos de revisão de literatura devem ser baseados na pesquisa de artigos publicados preferencialmente nos últimos 10 anos.
O/A autor/a que submeterá o resumo será responsável por seu conteúdo e pela qualidade da preparação.. Serão permitidos no máximo seis (6) autores. Os resumos deverão ser anexados no formato PDF seguindo as normas apresentadas on modelo disponível.
MODELO 1 – RESUMO EXPANDIDO
Modelo 1: Resumo expandido: A Associação Brasileira de Normas Técnicas (2003, p. 2) define o artigo original como “parte de uma publicação que apresenta temas ou abordagens originais.” Este seria o formato clássico de resumo expandido no qual tem-se uma pesquisa com coleta de dados inéditos.
A estrutura trabalho no tipo RESUMO EXPANDIDO é formada por: Título, autores, afiliações com e-mails, resumo, palavras chaves, introdução, metodologia, resultados e discussão, conclusões, agradecimentos e Literatura citada.
Os resumos devem ser redigidos de forma clara e direta, preferencialmente no pretérito perfeito. Deverão ser redigidos em português ou inglês. Todos os dados devem ser apresentados em unidades métricas. Devem ser informativos, com cerca de 1/3 do texto referindo-se a introdução, material e métodos e os 2/3 restantes a resultados e conclusões. É importante apresentar os resultados principais, nomear toda técnica nova, incluir conceitos novos, conclusões e/ou recomendações práticas, caso pertinente.
MODELO 2 – REVISÃO DE LITERATURA
Modelo 2: Revisão de Literatura: A Associação Brasileira de Normas Técnicas (2003, p. 2) define o artigo de revisão como “parte de uma publicação que resume, analisa e discute informações já publicadas.” A estrutura do trabalho no tipo REVISÃO DE LITERATURA é a mesma daquela utilizada para o RESUMO EXPANDIDO, ou seja: é formada por Título, autores, afiliações com e-mails, resumo, palavras chaves, introdução, objetivo, desenvolvimento, conclusões, agradecimentos e Literatura citada. Neste tipo de resumo expandido, tem-se uma metodologia específica, com a descrição da obtenção da literatura utilizada. Nos resultados e discussão, deve-se discutir os resultados e ideias de pesquisas de outros autores. A fim de facilitar a construção de um trabalho de qualidade, seguem nos quadros abaixo alguns exemplos de metodologias com as referências dos artigos ou resumos utilizados como fonte.
Envio: Cada participante poderá enviar até três (3) resumos expandidos. Todos os resumos deverão ser eletronicamente submetidos via internet através do link: https://acesso.simbras-as.com.br/
Para cada resumo expandido enviado deverá ser informado autores e co-autores.
A data limite para a submissão de resumos é: 30/08/2023(Última Prorrogação).
Não serão aceitos resumos enviados após a data limite e/ou enviados via e-mail, correios ou qualquer outro meio que não o sistema de submissão de resumos localizado em acesso.simbras-as.com.br.
O PARECER DA COMISSÃO TÉCNICO-CIENTÍFICA:
O autor responsável pela submissão receberá um e-mail até 30/09/2023(prorrogado) informando se o resumo foi aceito ou recusado, ou também poderá acompanhar em nosso site através de seu cadastro. Os critérios para a aceitação ou rejeição irão incluir qualidade e pertinência do trabalho, originalidade, clareza e mérito.
CERTIFICAÇÃO
Será fornecido um certificado para cada trabalho de forma online, contendo os nomes de todos os autores de forma on-line no sistema para acesso pelo login e senha do inscrito.
Em caso de dúvidas, entre em contato conosco através do e-mail [email protected].