Normas para submissão de trabalho
Chamada de resumos expandidos e revisão de literatura até 30 de julho de 2020.
1. O texto inédito de resumos expandidos e revisões de literatura originais deve ser organizado em Título, Autores, Resumo, Palavras-chave, Introdução, Metodologia, Resultados e Discussão, Conclusões, Agradecimento e Literatura citada. Não tem Abstract.
No máximo 6 autores no resumo expandido. Um autor deve fazer inscrição no evento e submeter no máximo 3 (três) resumos expandidos, a inscrição dará o direito de publicação de trabalhos nos Anais de Resumos Expandidos, certificado e material do evento enviado pelo correio (Livro dos Anais das palestras e minicursos, cd dos Anais de Resumos Expandidos e um brinde do evento). Devido a pandemia não haverá apresentação de pôster ou apresentação oral. Será apenas publicação nos Anais de resumos expandidos com ISSN.
2. O resumo expandido deverá ocupar quatro laudas, incluindo todos os dados, não permitindo nem menos ou maior o número de páginas que 4 (quatro) .
3. O texto deverá ser formatado para um tamanho de página A-4 em word, com margens superior, inferior, esquerda e direita de 2,5 cm. Deve ser empregada fonte Time New Roman, corpo 12 e justificado. O espaçamento entre as linhas deverá ser simples.
4. As citações de artigos (literatura citada) no texto devem seguir as normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.
5. Citações de trabalhos extraídos de Resumos e Abstracts, publicações no prelo e comunicação pessoal não são aceitas na elaboração do resumo expandido.
6. A nomenclatura científica deve ser citada segundo os critérios estabelecidos nos Códigos Internacionais em cada área. Unidades e medidas devem seguir o Sistema Internacional.
7. O texto deverá iniciar com o TÍTULO do trabalho em letras maiúsculas, utilizando fonte Time New Roman, corpo 12, em negrito, centralizado com, no máximo, 20 palavras.
8. Após duas linhas (espaços) do Título, devem aparecer os Nomes Completos dos Autores, separados por vírgula, em fonte Time New Roman, corpo 11, centralizados e grafados somente com as primeiras letras maiúsculas. Fazer chamada com número arábico sobrescrito para cada instituição. Na próxima linha após o último sobrenome de cada autor, indicar o endereço institucional (centro, departamento, núcleos, laboratórios, grupos de pesquisa) e o eletrônico (e-mail). Os autores de uma mesma instituição devem ser agrupados em um único índice.
9. A seção Resumo deve ter no máximo 250 (duzentas e cinquenta) palavras, com breves e concretas informações sobre a justificativa, os objetivos, métodos, resultados e conclusões do trabalho. Deverá ser iniciado imediatamente abaixo da palavra Resumo. Não deve conter referências bibliográficas. O Resumo deve ser apresentado com parágrafo único.
10. Logo após o Resumo, seguindo-se à expressão “Palavras-chave:” e, na mesma linha que ela, deve ser apresentada em ordem alfabética, serão incluídas, no mínimo, três e, no máximo, cinco, expressões em português relacionadas ao tema do trabalho, separadas por “ponto e vírgula”. Digitá-las em letras minúsculas, com alinhamento justificado e times
11. O título deste tópico deve estar em negrito e centralizado. Não deixar uma linha em branco após a introdução. A seção Introdução deve ser breve e conter, no máximo, 1000 (um mil) palavras. Justificar o problema estudado de forma clara, utilizando-se revisão de literatura. O último parágrafo deve conter os objetivos do trabalho realizado.
12. O título deste tópico deve estar em negrito e centralizado. Na elaboração deste item, deverá ser dada maior ênfase na descrição da metodologia empregada. A seção Metodologia deve ser concisa, mas suficientemente clara, de modo que o leitor entenda e possa reproduzir os procedimentos utilizados. Deve conter as referências da metodologia de estudo e/ou análises laboratoriais empregadas. Não deve exceder 1000 (um mil) palavras.
13. Resultados e discussão, o título deste tópico deve estar em negrito e centralizado. Não deixar linha separando o título do texto. Destacar os principais resultados, fazendo as chamadas pertinentes para Tabelas ou Figuras e para as citações bibliográficas. Tabelas e figuras deverão ser inseridas, sequencialmente, no texto. Deixar uma linha em branco após o item resultados. Evitar abreviações não consagradas como, por exemplo: “a produção no T3 foi maior que no T4, não diferindo do T5 e T6”. Quando apropriado, apresentar análise estatística dos dados. Analisar criticamente os resultados ante o conhecimento atual, evitar excesso de comparações com a literatura. Caso seja pertinente, apontar as áreas onde, após a realização do trabalho, o conhecimento permanece limitado, apresentando, então, sugestões para trabalhos futuros.
14. Tabelas – Prepará-las por meio do menu Tabela do MSWord, autoformatadas na opção Simples 1, com linhas de cor preta e centralizadas na página (no menu Tabela escolher a opção Tamanho de Célula … Linha Centralizado);
a) Digitar o texto na fonte Times New Roman, normal, tamanho 10 ou 12. Deixar uma linha em branco antes e depois da tabela. Digitar o título na linha imediatamente superior à tabela. Escrever o texto Tabela 1 (ou Tabela 2) na fonte Times New Roman, normal, tamanho 10 ou 12. Numerar as tabelas seqüencialmente em algarismos arábicos, fazendo-se a sua devida referência no texto;
b) O material tabulado deverá ser o mínimo necessário: incluir somente dados essenciais à compreensão do texto. Descrever adequadamente as abreviações de cada tabela no título ou em nota de rodapé, referenciadas por letras sobrescritas (a, b, c, etc.). Manter as notas descritivas dentro de um mínimo necessário. Colocar as unidades de medida nos cabeçalhos das colunas.
15. A seção Conclusões deve ser elaborada com o verbo no presente do indicativo, em frases curtas, sem comentários adicionais (=Resultados e Discussão), e com base nos objetivos e resultados do Resumo Expandido. Não deve exceder 200 (duzentas) palavras.
16. Na seção Agradecimento este tópico é optativo. O título deste tópico deve estar em negrito e centralizado. Não deixar linha separando o título do texto. Iniciar o texto deixando recuo de1,0 cm da margem esquerda. Apresentar os principais agradecimentos.
17. Na seção Literatura citada devem ser listados apenas os trabalhos mencionados no texto, em ordem alfabética do sobrenome, pelo primeiro autor. Dois ou mais autores, separar por ponto e vírgula. Os títulos dos periódicos não devem ser abreviados. A ordem dos itens em cada referência deve obedecer às normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT , as normas marcado em itálico.
Os trabalhos podem ser submetidos em forma de resumo expandido inédito e revisão de literatura para publicação nas áreas de: Agricultura Familiar, Agroecologia, Educação do Campo, Ciência, Tecnologia e Inovação, Cooperativismo e Associativismo, Economia, Economia Solidária, Entomologia, Extensão Rural, Fitopatologia, Forragicultura, Meio Ambiente, Mudanças Climáticas, Políticas Públicas, Produção Animal, Produção Vegetal, Segurança Alimentar, Ruralidade, Solos e Urbanização, com ênfase na sustentabilidade atual e futura.
Para enviar revisão de literatura no lugar de Resultados e discussão, alterar para Discussão.
Modelo para baixar em word , clique aqui!